CARBONETO DE CROMO

Haste hidráulica recebendo polimento final no revestimento de carboneto de cromo

 

Desgaste em alta temperatura? Essa é a sua solução!

 

Se sua peça está apresentando desgaste e você deseja diminuir o custo com manutenção e horas de parada, a resposta para o seus problemas é a aplicação de carbonetos por HVOF.

 

Na maior parte das aplicações o revestimento recomendado é o de carboneto de tungstênio ou uma de suas variações, em função da altíssima dureza.

 

Se você visitar a nossa página sobre o revestimento de carboneto de tungstênio (clique aqui), vai perceber que existe uma ressalva na tabela de propriedades: a temperatura de trabalho não pode exceder 400 °C.

 

Mas diversas peças possuem desgaste em temperaturas maiores do que essa, correto? Bom, se esse é o seu caso, vou te mostrar como fazer para acabar com as suas preocupações e dores de cabeça com custos de manutenção desnecessários.

 

O carboneto de cromo é um material extremamente resistente aos desgastes de contato e à corrosão salina. Apesar de não possuir as propriedades do carboneto de tungstênio, tem uma vantagem matadora que pode ser o fim de suas dores de cabeça. A temperatura máxima de trabalho é de 800 °C.

 

Isso mesmo! O dobro do carboneto de tungstênio. Repare na tabela de propriedades do revestimento de carboneto de tungstênio da DURAMAIS:

 

Propriedades do carboneto de cromo aplicado por HVOF

 

Comparando com o cromo-duro, principal revestimento que perde espaço para os carbonetos aplicados por HVOF, a durabilidade é muito maior. O cromo duro resiste a 400 horas no teste anticorrosivo ASTM-B117, menos da metade da resistência do carboneto de cromo.

 

Mas a melhoria não para por aí. O cromo-duro perde mais de 1,5 mm³ no teste de resistência abrasiva, ASTM-G65, enquanto o carboneto de cromo não perde nem 0,8 mm³. Diferença de quase 200%.

 

As hastes que atuam em componentes de fundição e as peças que trabalham próximas ou em contato direto com água salina são as aplicações mais comuns para revestimento de carboneto de cromo, mas praticamente qualquer peça com desgaste abrasivo e corrosivo em alta temperatura pode ser revestida com esse material e gerar redução de custo com manutenção absurda.

 

Da mesma forma que o carboneto de tungstênio, o revestimento de carboneto de cromo não afeta em nada estrutura da peça, funcionando como uma carapaça muito aderida na superfície. Isso proporciona excelentes propriedades superficiais sem nenhum problema estrutural como inclusão de poros e trincas, alteração de microestrutura ou empeno.

 

Para as suas peças que já estão desgastadas, a solução oferecida pela DURAMAIS e aplicar camada de até 10 mm de aço inoxidável 316L, para recuperação dimensional. Por cima da almofada é aplicado o revestimento de alta resistência de carboneto de cromo.

 

Essa condição de recuperação garante peça com mesmo dimensional e muito mais vida útil do que a peça NOVA.

 

Não deixe que a vida útil seja o seu problema com custo de manutenção. A DURAMAIS te oferece a solução contra desgaste que você precisa para eliminar completamente essa dor de cabeça que não passa. Basta você fazer contato com nosso departamento de vendas e marcar uma visita na sua empresa.

 

 

Nós garantimos que nenhuma outra solução vai gerar tanta redução de custo com manutenção quanto os nossos revestimentos.

 

APLICAÇÕES

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120