ROLO CLASSIFICADOR DE PELOTAS

 

Os rolos de classificação de pelotas estão sendo sucateados por desgaste?

 

Quer saber como recupera-los em pouco tempo sem empenar nem fragilizar o rolo? Leia esse texto e saiba como fazer.

 

Os rolos de pelotas sofrem desgaste abrasivo pelo contato com o minério e com as guias laterais. Depois de ajustar algumas vezes o distanciamento, esses rolos geralmente são sucateados.

 

Mas posso afirmar que nenhum rolo precisa ser sucateado por defeitos na mesa!

 

A DURAMAIS recupera a mesa dos rolos de pelotização da VALLOUREC & SUMITOMO TUBOS DO BRASIL (VSB) por aspersão térmica a mais de 1 ano. O material aplicado nesses rolos é o aço inoxidável 420, que possui dureza de 40 HRC e boa resistência corrosiva. A solução reduziu o estoque necessário de rolos e diminuiu o sucateamento, que também pode ser chamado de “jogar dinheiro fora”.

 

Mas porque escolher a aspersão térmica (metalização) de inox 420 para recuperar a mesa?

 

A aspersão térmica é um processo de adição de material que não gera união física nem altera as propriedades metalúrgicas do rolo.

 

Isso quer dizer que o rolo não desenvolve fragilização, tensões residuais, trincas, porosidades internas, nem empeno no revestimento. Não importa se serão aplicados 2 ou 20 mm de camada, nenhuma desvantagem estrutural é passada para o rolo.

 

Essa excelente característica do revestimento por metalização é proveniente da baixíssima temperatura da peça (comparando com processos de tratamento superficial), que não ultrapassa 150 °C. A adesão do material ao rolo é por ancoragem mecânica, dada pela velocidade de impacto das partículas de inox na superfície da mesa do rolo.

 

Quem compreende os custos da empresa e o que é a solda, não faz revestimento superficial por esse processo.

 

Não me entendam mal. Solda não é ruim. É o melhor processo de união permanente. Mas não foi feita para revestir.

 

Revestir os rolos com solda é o mesmo que pedir para que eles falhem de tal forma, que você será obrigado a sucatear.

 

Mas quando você joga os rolos classificadores fora, está jogando dinheiro fora!

 

O revestimento por aspersão térmica é o que há de melhor no combate aos malefícios do desgaste.

 

No caso de recuperação dos rolos, eles permitem que o rolo seja revestido com camada de até 10 mm, ou seja, recuperação dimensional de até 20mm de diâmetro. Isso sem gerar nenhuma tensão residual, trinca ou perda de propriedade mecânica no metal do rolo.

 

Quando os rolos são enviados á DURAMAIS, é feito relatório dimensional de cada um deles, para que o orçamento seja feito individualmente para cada um dos rolos, sem cobrar mais caro pelo que não vamos fazer. Esse serviço Gratuito pode ser feito na sua empresa, sem nenhum problema.

 

Então as ponteiras desgastadas são recuperadas primeiro, para que a usinagem da mesa seja feita depois da ponteira já estar acabada. Isso garante geometria dentro da tolerância de desenho.

 

Com as ponteiras já prontas, a mesa passa por usinagem preparatória, para remover a irregularidade de diâmetro da superfície.

 

A preparação continua com a limpeza química com solvente e posterior jateamento abrasivo com granalha de óxido de alumínio marrom (que retarda o processo corrosivo).

 

O rolo é preso no manipulador rotativo de peças, que comporta comprimento de até 4,5 metros, dando fim à preparação.

 

A metalização  é feita com auxílio de tartaruga, que garante a homogeneidade da camada, além de impedir o crescimento acelerado de revestimento em um mesmo ponto. A metalização do rolo em andamento pode ser vista na imagem abaixo.

 

Rolo classificador de pelotas durante revestimento de Aço Inoxidável por Arc Spray

 

A peça revestida é removida da metalização com sobremetal de pelo menos 2 mm, a ser removido na usinagem de desbaste. O acabamento é feito por retífica de torno, com rugosidade especificada em desenho (até 0,5 Ra). O rolo sendo retificado pode ser visto abaixo.

 

Rolo de pelotização recuperado com camada de 7 mm de Inox 420

 

Por último é feito o rasgo de chaveta nas ponteiras, utilizando de fresadora CNC.

 

A recuperação, além de impedir o sucateamento, ainda aumenta a vida de trabalho dos rolos.

 

O mais interessante é que esse processo pode ser feito inúmeras vezes no mesmo rolo. Basta remover a camada desgastada e recupera-lo novamente pelo mesmo processo.

 

Pare de sucatear dinheiro, recupere seus rolos! Seu estoque de peças de reposição não precisa ser do tamanho do seu estoque de vendas.

 

Fazer o mesmo significa obter resultados iguais. Se dê o prazer de experimentar a solução e não esquente a cabeça com o que não é necessário.

 

Quer fazer um teste e se surpreender? É só pedir para falar com um vendedor, que irá te visitar e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

APLICAÇÕES

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120