BRASAGEM

Tudo que você precisa saber sobre o revestimento à Brasagem!

 

Mancal de deslizamento recuperado com metal patente, por brasagem

 

Definição

 

A Brasagem de Revestimento é a aplicação de poça fundida em peça completamente sólida, com material de aplicação em forma de vareta ou lingote.

 

Na DURAMAIS o revestimento por brasagem é utilizado unicamente para a aplicação de metal patente (babbitt), que promove um revestimento extremamente aderido e com baixo grau de porosidade.

 

Como é feito?

 

Para fazer a aplicação de brasagem, primeiramente devemos nos certificar que a base está completamente livre de qualquer revestimento anterior (em caso de recuperação). Se houver, o resto de babbitt sobre a superfície é removido por aquecimento com maçarico seguido de jateamento abrasivo.

 

 

Remoção térmica do metal patente de mancal

Mancal limpo por jateamento abrasivo

 

Quando a peça esta completamente limpa é hora de preparar a superfície para o revestimento. Caso você deseje alguma usinagem que promova aumento de camada ou rasgos de andorinha, é nesse momento que irá acontecer.

 

Quando a base está de acordo com as necessidades do cliente, é hora de prepará-la para o contato adesivo com metal patente. Para isso a peça é aquecida até 80°C e passa novamente por jateamento abrasivo, promovendo limpeza profunda.

 

Em seguida, existe a aplicação de 0,1 a 0,5 mm de Cobre em toda a superfície que receberá a aplicação de metal patente. Essa camada é aplicada por Arc Spray e serve para impedir qualquer tipo de oxidação da base nas fases seguintes.

 

Revestimento intermediário de cobre por Arc Spray

 

Quer saber mais sobre as aplicações por Arc Spray? Clique aqui.

 

Um novo estágio de preparação começa logo após a aplicação de cobre. Ele se chama estanhagem. O pó de estanho 99,5% é aplicado na superfície por raspagem. Para essa aplicação a superfície deve estar à pelo menos 220°C.

 

A estanhagem tem basicamente duas funções:

(1) Adesão do revestimento ao substrato: A adesão do estanho ao aço e do estanho ao metal patente é muito superior à do metal patente no aço. O resultado é uma adesão extremamente melhor.

(2) Limpeza: Quando o estanho é aplicado na superfície do mancal, um suco preto é removido. Esse suco é formado por diversas impurezas que reduzem a aderência do revestimento de metal patente.

 

Mancal estanhado, antes de ser lavado

 

Depois da estanhagem, acha que a preparação já terminou? Ainda não, mas faltam apenas 2 passos.

 

Os restos do suco preto liberado na estanhagem devem ser removidos. Essa remoção é feita com a lavagem do mancal (lavagem mesmo, com água e sabão).

 

Depois de lavado, o mancal passa pela fase final de mascaramento/isolamento e ancoragem.

 

Esse passo consiste em impedir que o metal patente tenha aderência com as partes que não deve ser revestidas. O mascaramento geralmente é feito com a fuligem gerada na queima rica de acetileno. A ancoragem é basicamente colocar barreiras nas laterais do mancal que vão impedir que o material escorra para fora, permitindo que a camada com sobremetal seja atingida.

 

Pronto! Mancal preparado para a aplicação.

 

A aplicação começa com aquecimento do mancal. O mancal deve estar com temperatura homogênea entre 220 e 280°C. Isso aumenta a aderência do revestimento e faz com que a solidificação do metal patente seja lenta, impedindo avarias.

 

As varetas de metal patente são preparadas derretendo barras solida em cantoneiras.

 

Quando as varetas então prontas e o mancal aquecido inicia o processo de aplicação. Utilizando todos os EPIs necessários, o operador segura em uma mão a vareta e na outra o maçarico de oxi-acetileno.

 

O processo de deposição é o seguinte: A vareta é raspada na superfície do mancal enquanto o maçarico promove a formação da poça.

 

A raspagem é extremamente importante! Ela remove pequenas bolhas de ar da superfície do mancal e do interior do revestimento. Mas não é só isso. A principal função da raspagem é remover a fina camada de óxido formada durante a fusão do metal patente. Como essa camada envolve o metal patente, ela acaba entrando em contato com a base. Quando a raspagem rompe a camada de óxidos, que são mais leves do que o metal patente, eles precipitam até a superfície, impedindo qualquer tipo de falha na adesão. Por isso é fundamental que o operador tenha boa prática na função, impedindo que pequenos pontos fiquem sem a raspagem necessária.

 

Quando toda a camada estiver aplicada, com aproximadamente 5 mm de sobremetal no raio, o mancal é deixado para resfriar lentamente. Para isso são postas mantas térmicas sobre ele.

 

Abaixo de 50°C a peça revestida pode ser resfriada à água. O mancal frio é encaminhado para a fresadora CNC do galpão de usinagem da DURAMAIS. Lá acontece o desbaste e as remoções não cilíndricas de material.

 

Usinagem do revestimento de metal patente aplicado por brasagem

 

Usinagem externa de mancal fabricado pela DURAMAIS

 

O desbaste deixa o mancal com sobremetal de 1 mm. Nessa hora é feito o ensaio de ultrassom. Esse teste é imprescindível para determinar a qualidade da deposição. Não aceite ou solicite revestimento de metal patente sem exigir o teste.

 

Ensaio não destrutivo obrigatório de ultrassom, para garantir a inexistência de avarias e problemas de adesão

 

Com a aprovação, o mancal é acabado, pintado e posto em caixa confeccionada sobre medida para evitar dano durante o transporte.

 

Mancal pronto para ser enviado ao cliente

 

Vantagens

-Custo menor do que por metalização, já que todo material de sobremetal pode ser recuperado das limalhas e a eficiência de deposição é de 100%.

-Altíssima adesão, por remover vazios e camadas de oxidação entre o mancal e o babbitt.

-Baixa porosidade, também em função da aplicação por raspagem de vareta.

-Fácil recuperação de avarias: qualquer poro ou vazio detectado no ensaio de ultrassom pode ser resolvido por derretimento pontual e “varetagem” apenas no local comprometido. Esse processo não afeta negativamente nenhum aspecto do revestimento.

 

Alguns Serviços

 

APLICAÇÕES

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120