ARC SPRAY

Tudo que você precisa saber sobre Arc Spray!

 

Aplicação automatizada de Arc Spray, revestindo êmbolo com bronze

 

Definição

 

O Arc Spray é uma técnica de revestimento de metalização (aspersão térmica). Como todos os revestimentos por aspersão, o Arc Spray é uma deposição de material pulverizado sobre uma superfície sólida e “fria” (até 150°C). A adesão entre os materiais não é física, mas sim mecânica. As partículas de revestimento são aceleradas à altas velocidades até o substrato, onde impactam. A energia de impacto faz com que as partículas sobram deformações críticas que promovem a adesão por ancoragem mecânica.

 

Por não fundir o material de base, metalização é incapaz de causar qualquer dano à superfície do material que está sendo revestido, diferente do que acontece em processos como soldagem, cromagem e têmpera. Isso permite que a superfície da peça seja recuperada e melhorada sem comprometer em nada a vida útil estrutural de sua peça.

 

Além dessa vantagem, a metalização permite que toda a camada de revestimento seja removida, abrindo caminho para novo revestimento a qualquer hora. Percebe qual é o benefício? Quando sua peça desgastar de novo, é só remover o revestimento desgastado e colocar outro no lugar. Sem afetar em nada a sua peça. Praticamente, a vida superficial de sua peça se torna infinita.

 

O Arc Spray é uma das técnicas mais simples de metalização. Apesar da simplicidade ela é extremamente eficiente especialmente nas aplicações de camadas muito altas. A DURAMAIS faz revestimentos de até 15 mm de espessura (ou 30 mm de revestimento no diâmetro).

 

O princípio de funcionamento do Arc Spray é o seguinte:

Dois arames com cargas elétricas opostas são postos em contato na saída de uma pistola de Arc Spray. O contato faz com que um arco seja aberto entre os arames, os aquecendo até a fusão. O material fundido é então acelerado em alta velocidade até a superfície, através de ar comprimido em alta pressão, que passa dentro da pistola. O ar pulveriza, acelera e direciona o material de revestimento. A alimentação constante do arame faz com que o revestimento seja feito de forma contínua, para isso são utilizados rolos (bobinas) de arame.

 

Esquema de funcionamento de pistola de Arc Spray

 

A imagem a cima, retirada do site da METALLIZING EQUIPMENT CO. PVT. LTD., empresa de equipamentos e materiais de revestimento por metalização, resume bem o processo.

 

O Arc Spray é utilizado especialmente para aplicação de altas camadas de metais, de maneira extremamente rápida, já que deposita até 55 kg/h. Mas não só os metais podem ser aplicados por esse método, arames tubulares permitem aplicação de materiais não condutores de forma extremamente eficiente.

 

Como é feito?

 

Num dia normal de serviço você se depara com um equipamento que parou de funcionar. O motivo? Uma peça desgastada que não permite que a máquina desempenhe sua função como deveria. O desgaste é alto e você sabe que se completar o desgaste por solda, a peça pode até voltar a funcionar, mas rapidamente irá falhar pela redução de resistência à fadiga e pela inclusão de poros e trincas no seu material.

 

Você então a encaminha para a DURAMAIS resolver seu problema.

 

A superfície desgastada é removida por usinagem para que a camada de revestimento seja homogênea e constante, facilitando as recuperações futuras e promovendo melhor distribuição de cargas superficiais.

 

Ainda na máquina de usinagem (torno ou fresadora), a superfície recebe usinagem fina em forma de rosca, que auxilia na ancoragem mecânica, propiciando melhor adesão entre a base e o revestimento.

 

Eixo virabrequim após usinagem preparatória (destaque para a rosca formada)

 

A preparação da superfície continua com limpeza química com solvente de óleos e graxas. Todo o processo de preparação é extremamente importante e deve ser feito com a máxima precisão, já que fornece mais de 60% da adesão do revestimento.

 

A última etapa de preparação é o jateamento abrasivo com granalha de óxido de alumínio marrom. Esse processo final é o mais importante de toda a preparação. Promove limpeza profunda, aumenta a rugosidade superficial, que beneficia a deformação das partículas e ainda ativa quimicamente a superfície, melhorando a afinidade química do revestimento com a base.

 

Terminada a preparação, a peça recebe a camada de revestimento. Na DURAMAIS, tirando casos específicos de peças muito pequenas, o revestimento é feito com processo automatizado por robô programável ou tartaruga. Com a automatização a camada fica homogênea e tanto o crescimento de camada quanto o aumento de temperatura são controlados. Aumentar espessura de camada muito rapidamente e elevar a temperatura pontual a valores acima de 150°C podem causar trincas e desplacamento no revestimento.

 

Aplicação de aço inoxidável por Arc Spray em rolo classificador de pelotas

 

Aplicação de bronze por Arc Spray em patins hidrostático

 

Aplicação de aço inoxidável por Arc Spray em eixo virabrequim

 

O revestimento é aplicado de forma que a camada final seja 1 mm maior do que a camada necessária para “cobrir” o rebaixo. Isso é feito para que a próxima fase seja viabilizada.

 

Eixo virabrequim após revestimento de aço inoxidável, aplicado por Arc Spray

 

Essa próxima fase é o acabamento. A peça passa por usinagem de acabamento, retífica e polimento, resultando em rugosidade de 0,5 a 1,0 Ra, dependendo do material de aplicação. Baixa rugosidade reduz a taxa de desgaste do revestimento, permitindo que a peça tenha maior durabilidade.

 

Revestimento de inox 420, retificado

 

Materiais de aplicação

 

A intenção principal nas aplicações de Arc Spray é camada elevada, com mais de 1 mm. Apesar disso, diversas são as propriedades possíveis através da variação dos materiais que serão utilizados como revestimento.

 

Os mais comuns são o aço inoxidável (420 ou 316L), o metal patente, o bronze e o alumínio.

 

O inox é utilizado sempre que uma peça de aço sofreu desgaste e a única intenção é recuperar seu dimensional.

 

O metal patente é aplicado principalmente sobre mancais, sendo a aplicação de maior qualidade desse material.

 

O bronze é usado para redução de atrito e corrosão de superfícies. Geralmente é aplicado em peças de desgaste abrasivo preferencial.

 

O alumínio é um material com baixa densidade e boa resistência corrosiva, permitindo camadas de até 15 mm.

 

Outros materiais podem ser aplicados. Esses são geralmente alguns que aumentam a dureza superficial como o 95MXC e o 97MXC (Praxair ®), com durezas respectivas de 55 e 65 HRC.

 

Alguns serviços

 

Patins hidrostático

 

Êmbolo

 

Eixo virabrequim

 

Eixo Spindle

APLICAÇÕES

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120