ROLO CLASSIFICADOR DE PELOTAS

Imagine um rolo classificador de pelotas ultra leve, que não requer ajuste de espaçamento e com durabilidade muito maior do que o rolo original.

 

Se você achou bom demais, já concordamos em alguma coisa.

 

A DURAMAIS, por achar tão bom quanto você, resolveu criar esse produto para acabar com as perdas de produção provenientes do ajuste e da troca dos rolos da pelotização.

 

Mas o que é esse produto?

 

É um rolo de alumínio com revestimento de carboneto duro, aplicado por HVOF.

 

A peça de alumínio é um tubo estruturado, que suporta mais de 200 kgf sem gerar flecha maior que 0,01 mm.

 

Rolo de pelotização revestido, recebendo carga central de 200,5 kgf, durante ensaio de flecha máxima

 

Relógio comparador mostrando flecha máxima menor que 0,01 mm, durante carregamento de 200 kgf

 

As ponteiras são fabricadas em aço inoxidável e montadas com interferência de 0,5 mm no tubo de alumínio, garantindo o funcionamento e montagem necessários para o rolo.

 

Mas isso foi o que a DURAMAIS precisou fazer para viabilizar as melhorias para você. Você deve se concentrar exatamente no que eu vou te contar de agora em diante.

 

Como o rolo é fabricado em alumínio ele é extremamente mais leve que os de aço, com valores típicos de 22,5 a 31,0 kg. Obviamente que as dimensões do rolo influenciam no peso final, mas com as mesmas dimensões externas, nosso rolo chega a ser 60% mais leve que o original.

 

Redução de peso significa tempo para substituições extremamente mais baixo, além de impedir a ocorrência de avarias na mesa do rolo, causadas por impactos. Esses impactos são reduzidos, pois o rolo é muito mais fácil de ser manuseado.

 

Mas uma coisa é clara: se você substituísse seu rolo por um de alumínio agora, ele teria vida útil muito, mas muito menor!

 

E é aí que nós entramos com mais uma solução: a aplicação de carboneto na superfície de contato entre o alumínio e as pelotas.

 

Rolo classificador de pelotas recebendo revestimento de carboneto duro por HVOF

 

Rolo de pelotização revestido com carboneto duro, após polimento final de acabamento

 

Os carbonetos possuem dureza entre 1000 e 1400HV, enquanto o aço não chega a 400HV. Mas não é só a dureza que resolve seu problema, o material necessita de resistência abrasiva. E nesse aspecto o carboneto é ainda melhor: enquanto o aço perde aproximadamente 120 mm³ no teste de resistência abrasiva (ASTM-G65), o revestimento de carboneto não chega a se desgastar nem 0,8 mm³. Redução de 15.000% (quinze mil por cento) no desgaste abrasivo.

 

Com isso o rolo fornecido pela DURAMAIS é mais leve, mais fácil de manusear e tem durabilidade maior que a do rolo de aço sem necessitar de nenhum ajuste na distância dos rolos.

 

Isso mesmo que você leu! O rolo de alumínio revestido com carboneto tem vida útil maior do o rolo de aço, mesmo somando todos os ajustes.

 

Pense em quanto tempo é gasto com troca e ajuste de rolos. Quanto dinheiro seria possível gerar se esse tempo sumisse?

 

A empresa VALE S.A. já sabe como é eliminar esse tempo.

 

Outros testes estão sendo feitos pelo Brasil.

 

Não deixe o mercado correr na sua frente.

 

Nós estamos aqui esperando para resolver os seus problemas com custo de manutenção. É só você nos permitir.

 

APLICAÇÕES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipis elit, sed do eiusmod dolore.

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120