CARBONETO DE TUNGSTÊNIO COM CARBONETO DE CROMO

Buchas metálicas com revestimento de carboneto de tungstênio com carboneto de cromo, após polimento final

 

Já imaginou um material com a resistência do carboneto de tungstênio e a capacidade de trabalhar em altas temperaturas do carboneto de cromo?

 

Parece muito bom?

 

Mesmo assim, é a mais pura verdade.

 

Essa é uma das grandes vantagens da metalização como processo de revestimento. A possibilidade de mesclar propriedades de materiais distintos de maneira relativamente simples.

 

Obviamente que não é a própria DURAMAIS que faz a mistura dos materiais, ela é feita pelo próprio fabricante de pó de revestimento (Oerlikon Metco ® ou Praxair ®, no caso dos fornecedores da DURAMAIS), antes mesmo de transforma-lo em pó.

 

Mesmo assim, como mostra a tabela a seguir, esse material é capaz de combinar as propriedades dos dois revestimentos, criando um material que diminui o tempo de escolha do revestimento e de avaliação das condições de desgaste do ambiente.

 

Propriedades do carboneto de tungstênio com carboneto de cromo aplicado por HVOF

 

Normalmente, se alguma peça sua sofre desgaste de contato ou desgaste corrosivo, a solução mais simples é aplicar o revestimento de carboneto de tungstênio com carboneto de cromo.

 

Praticamente todas as situações onde o carboneto de cromo ou o carboneto de cromo são utilizados, esse material pode ser aplicado com sucesso.

 

É claro que diversas vezes, a aplicação de um deles é mais recomendada do que a mistura, porém utilizar o carboneto de tungstênio com carboneto de cromo funciona tanto para os casos onde a combinação das propriedades é necessária, quanto onde se deseja aplicar um revestimento “de segurança”.

 

Ou seja, quando não estão muito claras as condições de trabalho da peça, por exemplo, a temperatura máxima que a peça fica exposta ou quais agentes corrosivos estão em contato com a ela, é muito interessante utilizar desse material.

 

Seja qual for a sua peça que está sujeita aos diversos tipos de desgaste, a aplicação de carbonetos duros por HVOF é com certeza a solução para os problemas de custo de manutenção.

 

Algumas pessoas pensam: “Mas vou ter que gastar mais dinheiro que eu gasto hoje para recuperar”.

 

Mentira!

 

Você vai gastar mais dinheiro na hora de fazer a recuperação? Provavelmente. Mas esse dinheiro não é necessariamente um gasto. Ele é um investimento!

 

Preste atenção nisso: O revestimento de carboneto duro por HVOF reduz custo com manutenção GARANTIDAMENTE. Isso considera o aumento de investimento inicial. Mesmo com esse aumento, o aumento de vida útil da peça reduz não só o custo com recuperações/substituições dela mesma, mas também diminui o número de paradas.

 

São as paradas que realmente criam um rombo nos cofres. Elas não só exigem gastos com manutenção de equipamentos, mas também impedem que a empresa gere valor agregado. Em outras palavras: tira dinheiro e impede que faça dinheiro.

 

Se quisermos resultados grandes, devemos pensar grande. Reduzir o custo de manutenção de uma empresa ou setor não é diminuir o valor de manutenção de cada peça, mas sim fazer com que o todo necessite de menos manutenção.

 

Tome a atitude de resolver os seus próprios problemas com desgaste. Entre em contato com o departamento de vendas da DURAMAIS e mude seus resultados imediatamente.

 

APLICAÇÕES

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120