ARTIGOS

ÓLEO HIDRÁULICO CONTAMINADO – CUIDADO!!!

ÓLEO HIDRÁULICO CONTAMINADO – CUIDADO!!!

Analisando os sistemas hidráulicos, quase todas as falhas estão ligadas a contaminação do fluido. Para ser mais exato, 80% de todas as falhas hidráulicas são resultado de fluido contaminado.

 

 

Eliminar as falhas hidráulicas e aumentar a vida útil dos componentes está intimamente ligado a reduzir o grau de contaminação dos fluidos de trabalho.

 

A presença de elementos filtrantes (nos locais certos) é um dos aspectos que as empresas mais pecam. Os elementos devem ser inspecionados com frequência, já que trocar um conjunto motobomba é inúmeras vezes mais oneroso que trocar um elemento filtrante.

 

Apesar de muito importante, elemento filtrante em mau estado não é a maior causa de fluido com excesso de contaminantes.

 

 

As hastes dos cilindros fazem uma ponte de ligação do meio externo com o óleo. Isso porque o anel raspador e as vedações do cilindro necessariamente devem ser montadas com folga suficiente, que permita a passagem de um filme de óleo sobre a haste. Essa película é importante, pois retarda o efeito corrosivo do ambiente, mas em contrapartida, a folga pode ser prejudicial em alguns casos.

 

Quando existe algum risco, desgaste ou corrosão na superfície da haste, a folga entre os elementos de vedação e a haste permite que partículas externas, presas nessas imperfeições, penetrem a haste e entrem em contato com o óleo.

 

Pode-se dizer que esse tipo de contaminação é responsável por pelo menos 40% de TODAS AS FALHAS HIDRÁULICAS.

 

Você vai continuar deixando suas hastes causarem quase todos os seus problemas hidráulicos? Lembre-se: alguns problemas que você vê podem não estar, a princípio, ligados à haste ou ao fluido, mas foram eles que causaram!

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120