ARTIGOS

CUIDADO COM AS POLIAS “V” – NÃO JOGUE 4.017,59 REAIS FORA TODO ANO

CUIDADO COM AS POLIAS “V” – NÃO JOGUE 4.017,59 REAIS FORA TODO ANO

 

 

Sistemas de transmissão polia-correia “V” possuem eficiência que varia entre 97 e 99%.

 

O princípio de transmissão de movimento desses componentes é o atrito. Dependendo do diâmetro da polia e do tipo de correia, o ângulo dos gornes da polias são determinados de forma a gerar a compressão ideal da correia, gerando o atrito necessário.

 

O desgaste das polias muda o ângulo dos gornes, o que causa mais deslizamento (mesmo com maior tensionamento). Esse deslizamento pode ser traduzido como: POTÊNCIA JOGADA FORA.

 

O deslizamento faz com que uma parte considerável da energia elétrica que você paga seja desprendida sem gerar potência no eixo.

 

Considerando um pequeno desgaste, menor que 0,5 mm, a eficiência cai de 98% para menos de 90%. Imagine um motor de 20 HP, acionando a polia motriz 44 horas por semana, com tarifa de R$0,5868/KWh.

 

Durante um ano, já teriam sido jogados R$2.008,80 no lixo.

 

Se o desgaste aumenta um pouco mais, excedendo 1,2 mm, a eficiência cai para 80%, fazendo você deixar mais de 4.000 reias pelo caminho.

 

Acha isso pouco? Considerando a faixa de polias que geralmente operam com 20 HP, daria para você trocar o conjunto polias-correia TODO ANO, e ainda sobraria.

 

Você vai continuar deixando um problema desses te atrapalhar?

DURA MAIS

Rua Gama, 101

B. Vila Paris Contagem/MG

CEP: 32372-120